Corumbaíba Notícias 6g2j2q Notícias | Internacional / A verdade dos fatos! pt-br WEBSG Internacional 30 Fri, 23 May 2025 00:00:00 -0300 Corumbaíba Notícias - A verdade dos fatos! - Todos os direitos reservados. Corumbaíba Notícias 6g2j2q Notícias | Internacional / http://corumbaibanoticicorumbaibanoticias-br.noticiascatarinenses.com.br/images/ck/files/logo.png /noticia/3050/papa-defende-que-paises-compartilhem-vacinas-contra-covid-19 <![CDATA[Papa defende que países compartilhem vacinas contra covid 3a3hz 19]]> /noticia/3050/papa-defende-que-paises-compartilhem-vacinas-contra-covid-19 Fri, 25 Dec 2020 15:54:45 -0300 Internacional contato@corumbaibanoticicorumbaibanoticias-br.noticiascatarinenses.com.br (-) <![CDATA[Pedido foi feito hoje em mensagem de Natal]]> <![CDATA[

O papa Francisco pediu nesta sexta-feira (25), em sua mensagem de Natal, que as nações compartilhem as vacinas contra a covid-19. Ele afirmou que os muros do nacionalismo não podem ser construídos para impedir uma pandemia que não conhece fronteiras. 2p6m2r

Em um sinal dos tempos, Francisco entregou a tradicional mensagem "Urbi et Orbi" (Para a cidade e para o mundo) de um púlpito dentro do Vaticano, em vez de fazer o pronunciamento da varanda central da Basílica de São Pedro, diante de dezenas de milhares de pessoas.

A pandemia e seus efeitos sociais e econômicos dominaram a mensagem, na qual Francisco apelou à unidade global e à ajuda às nações que sofrem com conflitos e crises humanitárias.

“Neste momento da história, marcado pela crise ecológica e graves desequilíbrios econômicos e sociais agravados pela pandemia do novo coronavírus, é tanto mais importante que nos reconheçamos como irmãos”, disse.

Lembrando que a saúde é uma questão internacional, ele pareceu criticar o chamado "nacionalismo da vacina", que as autoridades da ONU [Organização das Nações Unidas] temem que poderá piorar a pandemia se os países pobres receberem o imunizante por último.

“Que o filho de Deus renove nos dirigentes políticos e governamentais um espírito de cooperação internacional, a começar pela saúde, para que todos tenham o a vacinas e tratamento. Diante de um desafio que não conhece fronteiras, não podemos erguer muros. Todos nós estamos no mesmo barco", disse ele.

Os italianos estão sob bloqueio nacional durante grande parte do período de férias de Natal e Ano Novo. As restrições significam que as pessoas não podem ir à Praça de São Pedro ou à basílica para eventos papais.


 ]]>
/noticia/2604/testes-de-vacina-contra-covid-19-mostram-completa-eficacia-diz-grupo-chines <![CDATA[Testes de vacina contra covid 5eo5b 19 mostram completa eficácia, diz grupo chinês]]> /noticia/2604/testes-de-vacina-contra-covid-19-mostram-completa-eficacia-diz-grupo-chines Sun, 28 Jun 2020 19:32:15 -0300 Internacional contato@corumbaibanoticicorumbaibanoticias-br.noticiascatarinenses.com.br (-) <![CDATA[O grupo disse ter construído uma fábrica em Pequim com capacidade de produzir até 120 milhões de unidades da vacina a cada ano.]]> <![CDATA[

O grupo farmacêutico chinês China National Biotec Group (CNBG) informou neste domingo, 28, que uma vacina contra o novo coronavírus em desenvolvimento pela empresa se mostrou capaz de imunizar todas as pessoas que receberam as doses. Participaram desta etapa 1.120 indivíduos, sendo que todos produziram anticorpos contra o vírus causador da covid-19.Na nota, o grupo também disse ter construído uma fábrica em Pequim com capacidade de produzir até 120 milhões de unidades da vacina a cada ano.

  ]]>
/noticia/1515/prefeito-e-amarrado-em-caminhonete-e-arrastado-apos-insatisfacao-de-populacao <![CDATA[Prefeito é amarrado em caminhonete e arrastado após insatisfação de população]] 3k5mn /noticia/1515/prefeito-e-amarrado-em-caminhonete-e-arrastado-apos-insatisfacao-de-populacao Wed, 09 Oct 2019 21:10:00 -0300 Internacional contato@corumbaibanoticicorumbaibanoticias-br.noticiascatarinenses.com.br (-) <![CDATA[(Foto: Redes Sociais)

Revoltados e insatisfeitos com a gestão do prefeito, fazendeiros de Las Margaridas, cidade de Chiapas, no México, amarraram o político em uma caminhonete. Depois, ele foi arrastado pela cidade. Jorge Luis Escandón Hernandez não teria cumprido diversas promessas de campanha.

Veja a cena do prefeito, amarrado em uma caminhonete, sendo arrastado por Las Margaridas, no México:     José Juan Balcázar   @jjconfines    

Amarrado a una camioneta, habitantes de la comunidad Santa Rita Invernadero arrastran al alcalde de Las Margaritas, Jorge Luis Escandón. Vía @PortavozChiapas .

    137 15:18 - 8 de out de 2019 Informações e privacidade no Twitter Ads   170 pessoas estão falando sobre isso      

 

As informações são do site The Independent (via UOL). Segundo a publicação, o prefeito não sofreu ferimentos graves e foi libertado pela polícia.

Cerca de oito horas após ser amarrado e arrastado, Jorge Luis foi à praça de Las Margaridas dizer que não se sentirá intimidado com ameaças. Ele afirmou ainda que prestará queixa na polícia e apoiará as investigações do caso. Este, entretanto, não é o primeiro ataque que os fazendeiros da cidades fazem ao prefeito. Em outra ocasião, invadiram o gabinete do político, reivindicando mudanças no governo, mas não o encontraram lá. De acordo com a reportagem, o prefeito prometeu reparar uma estrada de Las Margaridas e facilitar o o à água potável. Além disso, disse que traria energia elétrica a uma comunidade de aproximadamente 500 pessoas. Até agora, conforme publicado, Jorge Luis não fez nada.

          ]]>
/noticia/843/reino-unido-proibe-venda-de-filhotes-de-caes-e-gatos-em-pet-shops <![CDATA[Reino Unido proíbe venda de filhotes de cães e gatos em pet shops k4837 ]]> /noticia/843/reino-unido-proibe-venda-de-filhotes-de-caes-e-gatos-em-pet-shops Wed, 26 Dec 2018 14:53:00 -0200 Internacional contato@corumbaibanoticicorumbaibanoticias-br.noticiascatarinenses.com.br (-) <![CDATA[

O Reino Unido vai proibir a venda de cães e gatos com menos de seis meses de idade em pet shops a fim de conter a exploração e os maus-tratos aos quais os filhotes são submetidos. A decisão foi anunciada pelo Departamento de Meio Ambiente e Assuntos Rurais (Defra, na sigla em inglês).

“Aqueles que queiram comprar ou adotar um cachorro ou um gato de menos de seis meses deverão ir diretamente a um criador ou a um abrigo”, informou o departamento.

Diversas pesquisas públicas realizadas anteriormente mostram que 95% da população é favorável à lei, que será implementada em 2019, segundo o governo.

A medida se chamará “Lucy’s law” (a lei de Lucy, em tradução livre) em homenagem a uma cadela da raça Cavalier King Charles Spaniel, resgatada de uma fazenda de filhotes no País de Gales em 2013. O animal tinha ado a maior parte de sua vida em uma gaiola e seus quadris ficaram deformados devido à falta de exercício. Lucy foi resgatada e o caso sensibilizou outras pessoas, por meio das redes sociais, sobre os maus-tratos contra animais.

Um dos objetivos da nova lei é “colocar um fim às condições terríveis nos criadouros de filhotes”, que inundam o mercado, principalmente os maiores, alguns deles sem licença.

Além disso, os pet shops só serão autorizados a lidar com abrigos que respeitam o bem-estar animal ou diretamente com criadores. A organização “Britain’s People’s Dispensary for Sick Animals” estima que 49% da população do Reino Unido possui, pelo menos, um animal, com 11,1 milhões de gatos, 8,9 milhões de cachorros e um milhão de coelhos.

]]>
/noticia/286/8-mil-carteiras-de-trabalho-para-estrangeiros-neste-ano-no-brasil-e-2017 <![CDATA[8 mil carteiras de trabalho para estrangeiros neste ano no Brasil e 2017]] 5a5x6w /noticia/286/8-mil-carteiras-de-trabalho-para-estrangeiros-neste-ano-no-brasil-e-2017 Sat, 24 Jun 2017 07:56:45 -0300 Internacional contato@corumbaibanoticicorumbaibanoticias-br.noticiascatarinenses.com.br (-) <![CDATA[

No primeiro trimestre de 2017, foram emitidas 7.989 carteiras de Trabalho e Previdência Social a estrangeiros. Desse total, 3.017 foram para haitianos, 1.107 para venezuelanos, 443 para cubanos, 346 para argentinos, 311 para bolivianos, 282 para paraguaios, 250 para colombianos, 232 para peruanos, 219 para uruguaios e 190 para senegaleses, entre outras nacionalidades.

Os dados são da Coordenação Geral de Imigração (CGIg), uma unidade istrativa do Ministério do Trabalho. Segundo o órgão, grande parte desses imigrantes entra no país utilizando o instituto do refúgio, mas nem todos se enquadram nos requisitos de refugiados pelo Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) do Ministério da Justiça.

Nesses casos, o processo é encaminhado para análise do Conselho Nacional de Imigração (CNIg), que, se reconhecer a situação humanitária, concede a autorização de residência no país por prazo indeterminado.

O coordenador-geral de Imigração substituto da CGIg, Luiz Alberto Matos dos Santos, avalia que, apesar de um aumento do fluxo migratório nos últimos cinco anos, o índice de imigrantes ainda é pequeno. "Não chega a representar 1% da população, enquanto a média mundial é de 4%", informou. Segundo ele, a maioria dos imigrantes ocupa empregos pelos quais brasileiros não se interessam mais.

O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, diz que a nova legislação da imigração brasileira é destacada internacionalmente como uma das mais avançadas do mundo. "O Brasil exerce um papel de vanguarda ao reconhecer o imigrante como sujeito de direitos, com princípios e garantias estabelecidos em lei".

As autorizações de trabalho a estrangeiros no Brasil são concedidas pelo Ministério do Trabalho, por meio da CGIg. A autorização é exigida pelas autoridades consulares brasileiras, para efeito de concessão de vistos permanentes ou temporários, a estrangeiros que desejem permanecer no Brasil a trabalho.

]]>
/noticia/156/dia-internacional-da-mulher <![CDATA[Dia Internacional da Mulher ]] 5m282v /noticia/156/dia-internacional-da-mulher Wed, 08 Mar 2017 11:53:45 -0300 Internacional contato@corumbaibanoticicorumbaibanoticias-br.noticiascatarinenses.com.br (-) <![CDATA[As histórias que remetem à criação do Dia Internacional da Mulher alimentam o imaginário de que a data teria surgido a partir de um incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York em 1911, quando cerca de 130 operárias morreram carbonizadas. Sem dúvida, o incidente ocorrido em 25 de março daquele ano marcou a trajetória das lutas feministas ao longo do século 20, mas os eventos que levaram à criação da data são bem anteriores a este acontecimento. 

Desde o final do século 19, organizações femininas oriundas de movimentos operários protestavam em vários países da Europa e nos Estados Unidos. As jornadas de trabalho de aproximadamente 15 horas diárias e os salários medíocres introduzidos pela Revolução Industrial levaram as mulheres a greves para reivindicar melhores condições de trabalho e o fim do trabalho infantil, comum nas fábricas durante o período. 

O primeiro Dia Nacional da Mulher foi celebrado em maio de 1908 nos Estados Unidos, quando cerca de 1500 mulheres aderiram a uma manifestação em prol da igualdade econômica e política no país. No ano seguinte, o Partido Socialista dos EUA oficializou a data como sendo 28 de fevereiro, com um protesto que reuniu mais de 3 mil pessoas no centro de Nova York e culminou, em novembro de 1909, em uma longa greve têxtil que fechou quase 500 fábricas americanas.

Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas na Dinamarca, uma resolução para a criação de uma data anual para a celebração dos direitos da mulher foi aprovada por mais de cem representantes de 17 países. O objetivo era honrar as lutas femininas e, assim, obter e para instituir o sufrágio universal em diversas nações. 

Com a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) eclodiram ainda mais protestos em todo o mundo. Mas foi em 8 de março de 1917 (23 de fevereiro no calendário Juliano, adotado pela Rússia até então), quando aproximadamente 90 mil operárias manifestaram-se contra o Czar Nicolau II, as más condições de trabalho, a fome e a participação russa na guerra - em um protesto conhecido como "Pão e Paz" - que a data consagrou-se, embora tenha sido oficializada como Dia Internacional da Mulher, apenas em 1921.

Somente mais de 20 anos depois, em 1945, a Organização das Nações Unidas (ONU) assinou o primeiro acordo internacional que afirmava princípios de igualdade entre homens e mulheres. Nos anos 1960, o movimento feminista ganhou corpo, em 1975 comemorou-se oficialmente o Ano Internacional da Mulher e em 1977 o "8 de março" foi reconhecido oficialmente pelas Nações Unidas.

"O 8 de março deve ser visto como momento de mobilização para a conquista de direitos e para discutir as discriminações e violências morais, físicas e sexuais ainda sofridas pelas mulheres, impedindo que retrocessos ameacem o que já foi alcançado em diversos países", explica a professora Maria Célia Orlato Selem, mestre em Estudos Feministas pela Universidade de Brasília e doutoranda em História Cultural pela Universidade de Campinas (Unicamp).

No Brasil, as movimentações em prol dos direitos da mulher surgiram em meio aos grupos anarquistas do início do século 20, que buscavam, assim como nos demais países, melhores condições de trabalho e qualidade de vida. A luta feminina ganhou força com o movimento das sufragistas, nas décadas de 1920 e 30, que conseguiram o direito ao voto em 1932, na Constituição promulgada por Getúlio Vargas. A partir dos anos 1970 emergiram no país organizações que aram a incluir na pauta das discussões a igualdade entre os gêneros, a sexualidade e a saúde da mulher. Em 1982, o feminismo ou a manter um diálogo importante com o Estado, com a criação do Conselho Estadual da Condição Feminina em São Paulo, e em 1985, com o aparecimento da primeira Delegacia Especializada da Mulher. ]]>
/noticia/82/voce-sabe-como-retirar-seu-aporte <![CDATA[Você sabe como retirar seu aporte?]] 6k6d /noticia/82/voce-sabe-como-retirar-seu-aporte Tue, 17 Jan 2017 21:59:30 -0200 Internacional contato@corumbaibanoticicorumbaibanoticias-br.noticiascatarinenses.com.br (-) <![CDATA[

Os interessados em requerer o aporte devem inicialmente verificar a documentação necessária. O primeiro o é preencher o formulário eletrônico de solicitação e agendamento no site da Polícia Federal, que emitirá a Guia de Recolhimento da União (GRU). Posteriormente, o cidadão deve apresentar-se no posto de atendimento escolhido, na data e horário agendados, com a GRU paga, protocolo de solicitação e portando os documentos originais. Não é mais necessário levar fotografia, que será coletada no momento do atendimento.

Após o comparecimento, o interessado deve consultar o seu pedido de aporte. Caso seja aprovado, ele será entregue pessoalmente a seu titular, mediante apresentação de documento de identidade e de recibo.

Documentação

Para os requerentes maiores de 12 anos, é necessário o documento de identidade, dentre os quais podem ser aceitos cédula de identidade expedida por Secretaria de Segurança Pública; carteira funcional expedida por órgão público, reconhecida por lei federal como documento de identidade válido em todo território nacional; carteira de identidade expedida por comando militar, ex-ministério militar, pelo Corpo de Bombeiros ou Polícia Militar; aporte brasileiro anterior; carteira nacional de habilitação expedida pelo Detran; carteira de identidade expedida por órgão fiscalizador do exercício de profissão regulamentada por lei; carteira de trabalho e previdência social – CTPS. As crianças menores de 12 anos podem apresentar a certidão de nascimento em substituição ao documento de identidade.

A pessoa que já teve o nome alterado, a qualquer tempo, em razão de casamento, separação ou divórcio, deve apresentar, além do documento de identidade, certidão de casamento atualizada com as devidas averbações/anotações, para a comprovação de nome(s) anterior(es), mesmo na hipótese do aporte a ser substituído já estar com o nome alterado, original. Caso a pessoa tenha alterado o nome várias vezes e os nomes não constem na última certidão de casamento, haverá necessidade de apresentação de(as) certidão(ões) anterior(es), em original.

Quem teve o nome alterado por decisão judicial deve apresentar, além do documento de identidade, certidão de nascimento atualizada com as devidas averbações/anotações, para a comprovação de nome(s) anterior(es), original.

O documento de identidade apresentado poderá ser recusado se não estiver atualizado ou se o tempo de expedição ou o mau estado de conservação impossibilitarem a identificação do requerente.

Também é necessário apresentar o título de eleitor e comprovantes de votação da última eleição (dos dois turnos, se houve). Na falta dos comprovantes, o interessado deve levar a certidão de quitação eleitoral – obtida no site do Tribunal Superior Eleitoral – ou justificativa eleitoral.

Para os requerentes do sexo masculino, é necessário levar documento que comprova quitação com o serviço militar obrigatório a partir de 01 de janeiro do ano em que completam 19 anos até 31 de dezembro do ano em que completam 45 anos.

Para o Cadastro de Pessoa Física (F), o requerente deve apresentar o próprio, a partir dos 18 anos de idade, se o número deste não constar no documento de identidade apresentado; de um genitor ou responsável ou documento de identidade que contenha o respectivo número, para menores de 18 anos. A comprovação de inscrição no F pode ser feita por intermédio da apresentação dos seguintes documentos: Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), carteira de identidade profissional, carteiras funcionais emitidas por órgãos públicos, cartão magnético de movimentação de conta-corrente bancária, talonário de cheque bancário e outros documentos de o a serviços de saúde pública de assistência social ou a serviços previdenciários, desde que conste neles, o número de inscrição no F; comprovante de Inscrição no F emitido pelas entidades conveniadas à Receita Federal (Banco do Brasil, Correios e Caixa Econômica Federal); Comprovante de Inscrição no F impresso a partir do site da Receita Federal; outros modelos de cartão F emitidos de acordo com a legislação vigente à época.

]]>