{ "@context": "https://schema.org", "@graph": [ { "@context" : "http://schema.org", "@type" : "Organization", "@id": "/#Organization", "name": "Corumbaíba Notícias ", "url": "/", "logo": "/images/1650464670.png", "sameAs": ["https:\/\/www.facebook.com\/corumbaibanoticias\/","https:\/\/www.instagram.com\/corumbaibanoticias\/","https:\/\/twitter.com\/corumbaibanotic"] }, { "@type": "BreadcrumbList", "@id": "/#Breadcrumb", "itemListElement": [ { "@type": "ListItem", "position": 1, "name": "Corumbaíba Notícias ", "item": "/" }, { "@type": "ListItem", "position": 2, "name": "Tecnologia", "item": "/ver-noticia/95/tecnologia" }, { "@type": "ListItem", "position": 3, "name": "Proteger é tão importante quanto inventar" } ] }, { "@context" : "http://schema.org", "@type" : "Website", "@id": "/noticia/430/proteger-e-tao-importante-quanto-inventar#Website", "name" : "Proteger é tão importante quanto inventar", "description": "A Verdade dos Fatos ", "image" : "/images/noticias/430/14267_22092017151637.jpg", "url" : "/noticia/430/proteger-e-tao-importante-quanto-inventar" }, { "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsMediaOrganization", "@id": "/noticia/430/proteger-e-tao-importante-quanto-inventar#NewsMediaOrganization", "name": "Corumbaíba Notícias ", "alternateName": "Corumbaíba Notícias ", "url": "/", "logo": "http://corumbaibanoticicorumbaibanoticias-br.noticiascatarinenses.com.br/images/ck/files/logo.png", "sameAs": ["https:\/\/www.facebook.com\/corumbaibanoticias\/","https:\/\/www.instagram.com\/corumbaibanoticias\/","https:\/\/twitter.com\/corumbaibanotic"] }, { "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsArticle", "@id": "/noticia/430/proteger-e-tao-importante-quanto-inventar#NewsArticle", "mainEntityOfPage": { "@type": "WebPage", "@id": "/noticia/430/proteger-e-tao-importante-quanto-inventar" }, "headline": "Proteger é tão importante quanto inventar", "description": "A Verdade dos Fatos ", "image": ["/images/noticias/430/14267_22092017151637.jpg"], "datePublished": "2017-09-30T16:37:48", "dateModified": "2017-09-30T16:37:48", "author": { "@type": "Person", "name": "www.corumbaibanoticicorumbaibanoticias-br.noticiascatarinenses.com.br", "url": "/" }, "publisher": { "@type": "Organization", "@id": "/noticia/430/proteger-e-tao-importante-quanto-inventar#Organization", "name": "Corumbaíba Notícias ", "logo": { "@type": "ImageObject", "url": "http://corumbaibanoticicorumbaibanoticias-br.noticiascatarinenses.com.br/images/ck/files/logo.png" } } } ] }

Proteger é tão importante quanto inventar

22/09/2017 15h16 - Atualizado em 30/09/2017 às 16h37
O Brasil é um país criativo e inovador, mas nem sempre está preocupado em proteger as suas invenções. Patentear um produto ou uma ideia é proteger a sua autoria, mas também a garantia de comercialização exclusiva. Para desmitificar que patentear um produto é algo intangível a Defere Propriedade Intelectual está presente na 5ª edição da Femai que conta com a participação da InnovaCities.

O diretor da Defere, Wagner Crosatti explica que o registro de patentes trabalha na perspectiva de garantir que um produto tenha uma vida de 15 a 20 anos de venda exclusiva. “Embora as pessoas já ouviram falar de patente, poucas sabem como funciona, como é o processo, que tipo de proteção ela traz.  Geralmente fizemos este trabalho de sensibilização dos inventores através de palestras e treinamentos, porque essa é nossa missão: difundir a propriedade intelectual”.

A Femai reúne diversos inventores que estão expondo seus produtos, e nesta edição, com o reforço da InnovaCities  atrai outros segmentos de criação, como as Universidades, tornando o ambiente propício para uma ação de conscientização. “Percebemos a oportunidade que é esta Feira para disseminarmos como resguardar a propriedade intelectual e o quão importante é proteger o seu invento, ou ainda, entender qual é o valor da marca de uma empresa”, destaca o diretor da Defere.

Wagner Crosatti explica que as empresas que seguem um planejamento tomam o cuidado com a propriedade intelectual. “Estas empresas geralmente, antes mesmo da prototipagem já fazem a proteção, mas ainda existem empresas que, às vezes, acham que é algo difícil, complicado e distante, por isso estamos aqui para esclarecer, que o processo não é complicado desde que você esteja bem assessorado”.

O Custo para desenvolver uma marca é muito elevado para correr riscos. “O custo de uma patente pode chegar entorno de 4% do custo total do desenvolvimento do produto, ou seja, se gastou R$ 200 mil no produto, o registro da patente pode chegar a R$ 8 mil. O que vai assegurar a exclusividade por um período que pode chegar a 20 anos”, avalia Crosatti.

A Defere também é autorizada a realizar o credenciamento de produtos junto ao BNDES tornando-os aptos a financiamento. “Atuamos nas duas frentes: fazemos à patente e garantimos a viabilidade da venda. Estamos falando de produtos de alto custo, nem sempre os interessados compram estes produtos à vista. A Defere assumiu também este trabalho, ou seja, realiza o cadastramento dos produtos junto ao BNDES ou pelo Finame”.
 

A Femai segue até sexta-feira (22), no Centro de Eventos Ismael Sperafico , e a Defere Propriedade Intelectual estará orientando a todos os interessados sobre as formas para garantir a exclusividade do seu invento.

Notícias Relacionadas »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.