{ "@context": "https://schema.org", "@graph": [ { "@context" : "http://schema.org", "@type" : "Organization", "@id": "/#Organization", "name": "Corumbaíba Notícias ", "url": "/", "logo": "/images/1650464670.png", "sameAs": ["https:\/\/www.facebook.com\/corumbaibanoticias\/","https:\/\/www.instagram.com\/corumbaibanoticias\/","https:\/\/twitter.com\/corumbaibanotic"] }, { "@type": "BreadcrumbList", "@id": "/#Breadcrumb", "itemListElement": [ { "@type": "ListItem", "position": 1, "name": "Corumbaíba Notícias ", "item": "/" }, { "@type": "ListItem", "position": 2, "name": "Celebridades", "item": "/ver-noticia/115/celebridades" }, { "@type": "ListItem", "position": 3, "name": "Trump de volta à Casa Branca e os impactos na macroeconomia global" } ] }, { "@context" : "http://schema.org", "@type" : "Website", "@id": "/noticia/19673/trump-de-volta-a-casa-branca-e-os-impactos-na-macroeconomia-global#Website", "name" : "Trump de volta à Casa Branca e os impactos na macroeconomia global", "description": "Por Danilo Igliori, economista-chefe da Nomad", "image" : "/images/noticias/19673/06033020_Danilo_Igl.jpg.jpg", "url" : "/noticia/19673/trump-de-volta-a-casa-branca-e-os-impactos-na-macroeconomia-global" }, { "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsMediaOrganization", "@id": "/noticia/19673/trump-de-volta-a-casa-branca-e-os-impactos-na-macroeconomia-global#NewsMediaOrganization", "name": "Corumbaíba Notícias ", "alternateName": "Corumbaíba Notícias ", "url": "/", "logo": "http://corumbaibanoticicorumbaibanoticias-br.noticiascatarinenses.com.br/images/ck/files/logo.png", "sameAs": ["https:\/\/www.facebook.com\/corumbaibanoticias\/","https:\/\/www.instagram.com\/corumbaibanoticias\/","https:\/\/twitter.com\/corumbaibanotic"] }, { "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsArticle", "@id": "/noticia/19673/trump-de-volta-a-casa-branca-e-os-impactos-na-macroeconomia-global#NewsArticle", "mainEntityOfPage": { "@type": "WebPage", "@id": "/noticia/19673/trump-de-volta-a-casa-branca-e-os-impactos-na-macroeconomia-global" }, "headline": "Trump de volta à Casa Branca e os impactos na macroeconomia global", "description": "Por Danilo Igliori, economista-chefe da Nomad", "image": ["/images/noticias/19673/06033020_Danilo_Igl.jpg.jpg"], "datePublished": "2025-03-07T00:01:08", "dateModified": "2025-03-07T00:01:08", "author": { "@type": "Person", "name": "www.corumbaibanoticicorumbaibanoticias-br.noticiascatarinenses.com.br", "url": "/" }, "publisher": { "@type": "Organization", "@id": "/noticia/19673/trump-de-volta-a-casa-branca-e-os-impactos-na-macroeconomia-global#Organization", "name": "Corumbaíba Notícias ", "logo": { "@type": "ImageObject", "url": "http://corumbaibanoticicorumbaibanoticias-br.noticiascatarinenses.com.br/images/ck/files/logo.png" } } } ] }

Trump de volta à Casa Branca e os impactos na macroeconomia global

Por Danilo Igliori, economista-chefe da Nomad

Renata Nascimento
06/03/2025 14h37 - Atualizado há 2 meses
Trump de volta à Casa Branca e os impactos na macroeconomia global
Foto: Danilo Igliori, economista-chefe da Nomad

São Paulo, março de 2025 - O primeiro mês do segundo mandato presidencial de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos terminou carregando mais incertezas do que resoluções. De maneira geral, políticas controversas e potencialmente disruptivas viram mais retórica que atitude, trazendo o benefício da dúvida para os mercados e enfraquecendo o dólar nesses primeiros 30 dias. As relações comerciais com o Canadá e o México, que deveriam ser renegociadas segundo suas promessas de campanha, permaneceram relativamente estáveis, e as tarifas inicialmente propostas foram menos severas do que o esperado.

Mas nenhuma ameaça foi totalmente removida. A istração Trump ainda não detalhou completamente suas políticas econômicas, dificultando uma análise precisa dos impactos no médio e longo prazo. No entanto, já podemos identificar dois grandes efeitos macroeconômicos: primeiro, o aumento da incerteza, que afeta investimentos e mercados financeiros; e, em segundo lugar, um efeito inflacionário que pode ser intensificado por políticas protecionistas e estímulos fiscais, especialmente em um momento em que a inflação continua insistentemente acima da meta do Fed.

A política comercial de Trump, voltada para a proteção da indústria americana, também gera distorções na estrutura produtiva. Ao elevar tarifas e incentivar a produção doméstica, insumos importados ficam mais caros, aumentando os custos para as empresas e reduzindo a eficiência produtiva. Em um primeiro momento, algumas indústrias podem ser beneficiadas, mas, no médio prazo, a competitividade da economia americana pode ser prejudicada. Um exemplo clássico é a Lei Smoot-Hawley de 1930, que impôs tarifas sobre importações e contribuiu para a Grande Depressão ao reduzir o comércio global. 

O histórico também indica que políticas comerciais protecionistas, como as propostas por Trump, tendem a gerar distorções setoriais. Quando um país decide produzir internamente o que antes importava de maneira mais eficiente, ele pode perder competitividade global, comprometendo sua posição nos mercados internacionais. A promessa de “trazer empregos de volta para os EUA” pode acabar tornando os produtos americanos mais caros, reduzindo o poder de compra dos consumidores e gerando mais inflação e juros mais altos.

Os americanos são particularmente sensíveis a preços. Muitos analistas políticos apontam que a insatisfação com a alta do custo de vida foi um dos fatores que levaram Trump à vitória. No entanto, suas políticas podem acabar agravando esse problema, o que prejudicaria a popularidade do presidente.

Além disso, o discurso de Trump não se trata apenas de “Make America Great Again” (MAGA), mas de uma tentativa de fortalecer a indústria americana em um contexto de crescente dependência da China. A pandemia evidenciou como o mundo depende das exportações chinesas em diversos setores, e essa vulnerabilidade pode estar por trás das ações protecionistas da nova istração. 

Ainda é cedo para afirmar com certeza quais serão os impactos definitivos das políticas de Trump na economia americana e global. A incerteza continua sendo a tônica principal, e o mercado precisará de tempo para entender se as medidas adotadas trarão crescimento ou ampliarão desafios.


 


Notícia distribuída pela corumbaibanoticias-br.noticiascatarinenses.com. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
RENATA OLIVEIRA NASCIMENTO
[email protected]


FONTE: www.nomadglobal.com
Notícias Relacionadas »
Corumbaíba Notícias  Publicidade 1200x90
Contato pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco.